O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), com o apoio da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), realizou entre sexta-feira (6) e domingo (8) a operação Carnaval: Folia Segura 2026. O objetivo foi coibir infrações de trânsito e retirar das vias condutores que dirigem após consumir bebida alcoólica.
Durante a ação, as equipes efetuaram 854 abordagens e aplicaram 839 testes de etilômetro nas regiões de Taguatinga, Águas Claras, Santa Maria, Plano Piloto, Gama e Ceilândia.
Ao todo, 79 motoristas foram autuados por dirigir sob a influência de álcool, sendo dois conduzidos à delegacia de polícia por apresentarem teor alcoólico configurado como crime. Também foram flagrados 31 condutores inabilitados, dois com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa e outros 69 por infrações diversas. Além disso, 27 veículos estavam com os escapamentos alterados.
As equipes de fiscalização do Detran-DF também realizaram ações de controle do tráfego e interdições em vias do Distrito Federal devido a diversos eventos carnavalescos. No Parque da Cidade, os agentes atuaram durante o Me Leva Festival. No Eixão Sul, foram realizadas intervenções viárias por causa dos blocos Beco Elétrico e Desodorante do Suvaco. Já no Setor Bancário Sul (SBS), as interdições ocorreram em função dos blocos Galo Cego e Carnaval Urgente.
Os agentes também estiveram presentes no estacionamento do Eixo Cultural Ibero-americano (antiga Funarte), durante o Bloco Cafuçu do Cerrado, e na Vila Planalto, onde houve interdições e controle do tráfego devido a um evento esportivo, com foco na segurança viária e na manutenção da fluidez das vias.



