A reforma da Feira Permanente de São Sebastião, no Distrito Federal, entrou na fase de acabamento, com execução a cargo da Companhia Urbanizadora Nova Capital (Novacap) e investimento de cerca de R$ 1,1 milhão. A iniciativa faz parte de um plano maior do Governo do Distrito Federal (GDF) para modernizar 38 feiras da capital, com R$ 10 milhões destinados à recuperação de outras dez unidades.
Os trabalhos incluem a readequação de 28 quiosques, a instalação de uma nova cobertura metálica de 1.700 metros quadrados, piso de alta resistência em granitina e intertravado na área externa, além da implantação das redes elétrica, hidrossanitária e de drenagem. Também foram reformadas as fachadas dos quiosques de alimentação e realizada pintura geral, após a demolição da cobertura antiga e a conclusão da parte hidráulica.
Enquanto a obra prossegue, os comerciantes operam em estruturas provisórias instaladas na área externa da feira, que ocupa cerca de 11 mil metros quadrados. A seleção dessa unidade para o primeiro lote de intervenções considerou critérios de urgência e necessidade estrutural.
Feirantes e frequentadores demonstram otimismo com as melhorias. Irene Adélia Alves, de 57 anos, que atua no espaço há mais de 30 anos, destacou a transformação: “Estava decadente, nunca tinha visto uma reforma grande como essa. Havia vazamentos, estava bem ruim. A gente espera que agora melhore tudo, que os clientes voltem e que tenha mais segurança.”
O administrador regional de São Sebastião, Roberto Medeiros, enfatizou os benefícios: “Aqui há grande movimento, só no fim de semana passam cerca de três mil pessoas. As condições não estavam ideais, principalmente da cobertura, que molhava muito quando chovia. Está sendo feito um trabalho de qualidade, com cobertura integral, individualização da parte elétrica e hidráulica. São 28 famílias que tiram daqui o sustento.”
Frequentadores como Justino da Fonseca Melo, de 72 anos, morador da região há mais de três décadas, também aprovaram: “Vai trazer mais conforto, mais espaço e mais prazer para trabalhar e frequentar. Hoje vem gente de tudo quanto é região, é muito movimentado, principalmente no fim de semana.”
Vera Lúcia do Nascimento, de 40 anos, que vende produtos naturais no local, espera impacto positivo: “Está sendo feito um procedimento muito legal. Vai ficar muito bonito, com certeza, além de trazer mais conforto e mais clientela.”
A população tem se mostrado satisfeita com o andamento da obra, que visa preservar a tradição da feira, estabelecida desde a época da Agrovila São Sebastião, e proporcionar melhores condições de trabalho e conforto para a comunidade.
Com informações da Agência Brasília



