As aulas nas escolas particulares do Distrito Federal já retornaram, e o Departamento de Trânsito (Detran-DF) está atuando para garantir a segurança no deslocamento dos alunos. Painéis de mensagens foram instalados próximos às unidades de ensino, alertando sobre a escolha de transporte escolar regularizado e regras básicas de circulação para veículos e pedestres.
O aumento no fluxo de pedestres e veículos, especialmente nos horários de entrada e saída, motivou atividades educativas nas portas das escolas. Educadores de trânsito orientam pais e alunos, distribuindo materiais informativos que enfatizam cuidados como travessia na faixa, uso de cinto de segurança ou dispositivos de retenção adequados à idade da criança, além de evitar fila dupla e bloqueios na via.
“Se todos respeitarem as regras de circulação, nossas crianças irão à escola e voltarão para casa em segurança. Para isso, nossas equipes estão trabalhando na orientação de pais, alunos e transportadores, mas também na fiscalização do cumprimento dessas regras. Não podemos permitir que descuidos ou irresponsabilidades coloquem a vida dos alunos em risco”, afirmou o diretor-geral do Detran-DF, Marcu Bellini.
Nas próximas duas semanas, ações de policiamento e fiscalização serão realizadas em Pontos de Demonstração próximos às escolas. Agentes monitorarão travessias de pedestres, fluidez do tráfego, embarque e desembarque de passageiros, estacionamento irregular e outras infrações que afetem a segurança viária.
Blitzes Escolares também ocorrerão para combater o transporte escolar irregular, verificando documentação de veículos e condutores. A infração é gravíssima, conforme o inciso XX do artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro, com multa de R$ 1.467,35, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação e remoção do veículo.
Adicionalmente, educadores do Detran-DF participarão de eventos no Venâncio Shopping, no Setor Comercial Sul. No sábado (24), das 12h às 16h, e na próxima semana, na quinta-feira (29) e sexta-feira (30), das 11h às 14h, orientando o público sobre comportamentos seguros na volta às aulas.
Com informações do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF)



