A governadora em exercício Celina Leão participou, na tarde desta quinta-feira (15), da reinauguração do Palacinho do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), um prédio simbólico localizado no Bloco D do Palácio da Justiça, em Brasília.
A solenidade reuniu autoridades como o secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, e o primeiro vice-presidente Roberval Belinati. Celina Leão destacou a importância da preservação do patrimônio público e a parceria entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e o TJDFT, que incluiu o projeto paisagístico executado pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). “A recuperação deste espaço é realmente uma forma de dar a essa cidade, que é patrimônio histórico da humanidade, a grandeza que ela precisa. Faz jus à nossa cidade”, comentou a governadora.
O presidente do TJDFT, desembargador Waldir Leôncio Júnior, enfatizou o valor simbólico do edifício para o tribunal. “É a joia da coroa. Temos muito orgulho desse patrimônio público do DF. Foi longo e trabalhoso o percurso até aqui”, afirmou. Ele acrescentou que, a partir de agora, o tribunal usufruirá do esforço de planejamento e responsabilidade administrativa, complementando a funcionalidade e a manutenção dos padrões arquitetônicos de Brasília.
O prédio, fechado desde 2019, volta a funcionar como sede da presidência, da primeira e segunda vice-presidências, da corregedoria e do Tribunal Pleno. A primeira etapa da reforma foi concluída em dezembro de 2023, com o reforço estrutural da laje da cobertura e da base da escada, entregue durante a sessão de encerramento do ano judiciário.
Com informações da Agência Brasília


