Evento debate estratégias de alfabetização

O Distrito Federal recebeu, entre os dias 1º e 3 deste mês, o 4º Ciclo Formativo da Rede Nacional de Articulação, Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa). O encontro integra a estratégia de implementação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), instituído pelo Decreto nº 11.556/2023, que busca unir esforços da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios para garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras.

A cerimônia de abertura contou com a presença da secretária nacional de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Kátia Helena Schweickardt; do coordenador-geral de Alfabetização do MEC, João Paulo Mendes de Lima; e da subsecretária de Educação Básica da Secretaria de Educação do DF (SEEDF), Iêdes Braga, representando o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), além de outras autoridades.

Durante o evento, Iêdes Braga destacou a relevância da política pública: “O compromisso do Criança Alfabetizada é uma das principais políticas que nós temos nesse país. Aqui, temos o programa de Alfabetização e Letramento do DF [Alfaletrando], que possui a missão de alfabetizar todas as crianças até o final do 2º ano do ensino fundamental. Quando alfabetizamos na idade certa, evitamos muitos outros problemas”.

No primeiro dia do encontro em Brasília, estudantes da Escola Classe 12 de Taguatinga apresentaram o espetáculo O Rei Leão, integrando a programação cultural do evento.

Kátia Schweickardt reforçou a importância da continuidade do trabalho articulado: “A gente vem fazendo essa experiência com a Renalfa desde 2023, pois é um verdadeiro piloto do Sistema Nacional de Educação que foi recentemente aprovado. Não dava para fazer essa articulação aqui de Brasília sozinhos, tínhamos que mergulhar nesse Brasil. A gente foi costurando essa teia com gente do país inteiro”.

Os ciclos formativos da Renalfa promovem a capacitação e articulação entre gestores e técnicos de todo o país. Encontros anteriores foram realizados em Curitiba, Belém, João Pessoa, Vitória, Juiz de Fora, Salvador, Manaus e Rio de Janeiro.

O coordenador-geral de Alfabetização do MEC, João Paulo Mendes de Lima, celebrou os avanços obtidos e destacou a importância do planejamento para 2026: “Pensando no nosso indicador, esse encontro é uma sinalização para que estados e municípios trabalhem de forma coordenada e desenvolvam ações sistêmicas, pensando sempre no resultado: a garantia do direito de alfabetização de todas as crianças”.

Com informações da Secretaria de Educação (SEEDF)

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Últimas Notícias
Categories

Assine para receber notícias

Cadastre seu email e receba todos os dias as nossas notícias em primeira mão.

plugins premium WordPress