CLDF aprova crédito de R$ 55 milhões para empresas do transporte público

O Governo do Distrito Federal (GDF) aprovou, nesta quarta-feira (3), à Câmara Legislativa o Projeto de Lei 2.058/2025 que solicita a abertura de um crédito suplementar no valor de R$ 55.654.257,00 à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025, para custear despesas relacionadas à manutenção do equilíbrio financeiro do sistema de transporte público coletivo. Parte do valor será retirado de sobras de cartões dos usuários que não foram usados em até cinco anos.

O crédito tem como destinatária a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal e será utilizado beneficiando as bacias e permissionários do Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal (STPC/DF).

Os recursos serão tirados de cartões mobilidade, expirados a partir de abril de 2022, com terão cinco anos de validade. Para o vale transporte validade de dois anos e créditos adquiridos e não transferidos dois anos.

Quadro de Créditos de Transporte Expirados Utilizados

Créditos Adquiridos (Período de Aquisição) Créditos Expirados (Período de Expiração) Valor (R$) Tipo de Crédito
Até Março de 2019 Expirados até Agosto de 2023 48.691.331,36 Créditos Cartão Transporte Vale
Até Março de 2019 Expirados até Agosto de 2023 15.312,68 Créditos Cartão Mobilidade
Entre Abril de 2019 e Março de 2022 Expirados até Abril de 2024 6.991,50 Créditos Cartão Mobilidade
Entre Abril de 2019 e Março de 2022 Expirados até Abril de 2024 6.687.507,68 Créditos Cartão Transporte Vale
Após Março de 2022 Expirados até 31/12/2024 252.896,64 Créditos Cartão Mobilidade não transferidos para o cartão
Após Março de 2022 Expirados até 31/12/2024 216,84 Créditos Cartão Transporte Vale
Total 55.654.256,70

Debate

Deputados da oposição se dividiram entre apoiar ou criticar a proposta. Parte dos distritais afirmaram que o projeto retira recursos dos usuários, o que seria ilegal. Outro ponto levantado foi a falta de transparência na divulgação dos dados pelas empresas de transporte.

Equilíbrio financeiro

No contexto do transporte público no DF, a expressão “equilíbrio financeiro” refere-se tipicamente à necessidade de cobrir a diferença entre os custos operacionais do sistema (que incluem combustível, manutenção de frota, salários, etc.) e a receita arrecadada com a tarifa paga pelos usuários.

O dinheiro visa cobrir os custos para manter o serviço de transporte em funcionamento. O valor de R$ 55,6 milhões é um subsídio pago pelo Governo do DF (GDF) às empresas operadoras para garantir que elas continuem prestando o serviço, já que o valor da passagem paga pelos usuários muitas vezes não é suficiente para cobrir 100% dos custos reais.

O equilíbrio financeiro é atingido quando a soma da receita tarifária e do subsídio governamental é igual ou superior ao custo total da operação do sistema.

O financiamento do crédito suplementar, conforme detalhado na Exposição de Motivos da Secretaria de Estado de Economia, será realizado por meio do excesso de arrecadação. Segundo o projeto aprovação é crucial para garantir a operacionalização do sistema de transporte público.

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