Crianças atendidas pelo Instituto Santo Aníbal de Assistência Social conheceram o Papai Noel e embarcaram no Aviãozinho e Simulador de Voo de Balão do “Natal Nas Alturas”.
O espírito natalino está no ar e as crianças atendidas pelo Instituto Santo Aníbal de Assistência Social puderam vivenciar uma manhã mágica entre os brinquedos e a decoração de natal do ParkShopping (PKS). A visita contou com a presença do Papai Noel e foi um marco das ações de solidariedade de fim de ano do empreendimento. A instituição será beneficiada pela campanha “Natal nas Alturas”, que vai destinar os recursos arrecadados nos brinquedos solidários — o Aviãozinho e o Balão Virtual — para a instituição. As atrações estão expostas na Praça Central do shopping, onde as famílias podem brincar, e na compra dos ingressos a R$ 10 por pessoa, contribuem com a ação.
Com cerca de 100 pequenos e pequenas passeando pela Praça Central do shopping nesta terça-feira, a missionária Diane Galdino, diretora do Centro Social Santo Aníbal, contou que essa iniciativa trouxe para as crianças atendidas pelo centro social, um sonho realizado e a alegria do Natal para elas. “Foi um momento muito bonito e muito significativo. Meus parabéns ao ParkShopping por colocar no espaço uma gruta com o menino Jesus, Nossa Senhora e São José, com o fato do Natal que às vezes é esquecido e eu achei isso muito significativo”, comentou. “O sentimento é de gratidão, é uma alegria muito grande poder ter vivido isso com eles. Poder trazer as crianças neste lugar e alegria maior ainda pela solidariedade, pela partilha, por nos ajudar enquanto instituição”, comentou.
O instituto fica no Guará, onde acolhe e cuida de 430 crianças em situação de vulnerabilidade e risco. Diane acrescentou que os recursos da organização são totalmente provenientes de doações. “Por isso, tudo isso é mais do que mágico. Isso aqui é milagre, parceria, amor e cuidado”. Para ela, esse projeto social do shopping é sobre o espírito do Natal.
Diane destacou que as crianças puderam vivenciar e contemplar esse lugar, que de outra forma, a maioria deles não teria como conhecer. Antes de brincar, a missionária, as professoras e as crianças rezaram juntos, agradecendo por estar ali. “Agradecemos por todo o carinho, o brilho, o sonho, a alegria e a fantasia que a data desperta.” Diane apontou para o cuidado com as crianças no que se refere a essa data lúdica. “Foi tão lindo vê-los no aviãozinho, empolgados, no balão, vendo o Papai Noel, visitando todos esses espaços lindos tão distantes e tão diferentes da realidade deles”, comentou. Ela acredita que essa ação proporciona para essas meninas e meninos, um momento sonhador e apresenta outras possibilidades e oportunidades para todos eles.
Nicolas de 7 anos, é um dos atendidos pela instituição. Ele amou conhecer a decoração natalina do shopping e brincar no Aviãozinho e no Simulador de Voo. “Esse lugar é um outro mundo para mim. Eu gostei muito de brincar e me diverti. Fiquei um pouco tonto no avião, mas eu amei”, afirmou. Ele conversou com o Papai Noel, momento em que pediu uma bola de futebol. Helena de 7 anos, também é amparada pela instituição e estava presente na iniciativa. Ela gostou muito do dia mágico entre os brinquedos e gostou muito de ver o presépio montado. “Também tirei foto com o Papai Noel e fiz cartinha pedindo uma bola de vôlei”, acrescentou. Ela quer ser atleta profissional quando crescer.
Um convite à solidariedade
O centro social será beneficiado pelos recursos arrecadados nos brinquedos solidários – Aviãozinho e Balão Virtual – do Natal nas Alturas. A gerente de marketing do ParkShopping, Anna Aimée Codeço, explicou que já é tradição do estabelecimento oferecer atrações natalinas que fazem parte de uma campanha beneficente. “Nós sempre oferecemos atrações solidárias. Este ano trouxemos o Aviãozinho e o Simulador de Voo de Balão e parte do valor arrecadado na bilheteria vai para o Centro Social Santo Aníbal. Então, a criança, junto com a família, vem, se diverte e ainda faz o bem. As famílias que vierem ao ParkShopping e participarem das atrações solidárias, vão estar contribuindo com essa ação”.
De acordo com Aimée, essa iniciativa faz parte de um projeto do ParkShopping, que foi finalista no prêmio Abrasce, da Associação Brasileira de Shopping Centers, que se chama Ingresso Solidário.
Para além da decoração natalina, a gerente afirmou que a equipe do PKS acredita que ações como essas fazem toda a diferença na vida de crianças em vulnerabilidade social. “A maioria delas nunca esteve em um shopping center. Então é um momento mágico para elas estar com o Papai Noel e se divertir nos brinquedos. A gente acredita que com esse montante arrecadado ao longo do Natal, a gente vai conseguir transformar a vida delas de alguma forma. Porque, transformando a nossa comunidade, a gente transforma um pouco o mundo também”, finalizou.
Para embarcar no Aviãozinho Solidário e no Simulador de Voo de Balão, cada cliente é convidado a contribuir com R$10 por atividade. A compra de ingressos deve ser feita até 2 de janeiro de 2026, pelo aplicativo Multi, disponível gratuitamente para IOS e Android. O valor arrecadado de cada ingresso, descontando os impostos, será destinado ao Instituto Santo Aníbal de Assistência Social.
O Arrecadômetro
O ParkShopping integra a campanha da Multiplan Arrecadômetro de Natal, que vai até o dia 31 de dezembro. As notas fiscais emitidas no PKS podem se transformar em recursos que beneficiarão 80 crianças, entre 2 e 5 anos, do Instituto Doando Vida por Rafa e Clara. Segundo a empresa, para doar, o cliente precisa cadastrar no App Multi as notas fiscais das compras efetuadas nos estabelecimentos do shopping. Cada nota emitida no período da campanha equivale a 0,10 centavos para instituições parceiras. Segundo o PKS, a ação é uma união de esforços dos 20 shoppings da Multiplan, distribuídos em sete estados.
A Multiplan se comprometeu a dobrar o valor arrecadado ao final da campanha, para ampliar o impacto das doações. Essa iniciativa faz parte do projeto Multiplique o Bem, o hub de Responsabilidade Social da Multiplan, que busca promover impacto positivo, fortalecer laços comunitários e impulsionar a sustentabilidade.




