Webinar internacional marca início de parceria entre o IPEDF e a Universidade de Lisboa

O Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) e o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP/ULisboa) realizaram, nesta quarta-feira (29), o 1º Webinar Internacional “Desafios comuns entre Brasil e Portugal na formulação de políticas baseadas em evidências”, evento que celebrou a assinatura do Memorando de Entendimento entre a universidade portuguesa e o Governo do Distrito Federal (GDF).

O encontro marcou o início de uma parceria voltada à troca de experiências e ao desenvolvimento de estratégias conjuntas para o fortalecimento do uso de dados, evidências e ciência aplicada na gestão pública.

Segundo o diretor-presidente do IPEDF, Manoel Clementino, o acordo simboliza o compromisso do instituto e do GDF em aproximar a produção científica da tomada de decisão. “Ao unirmos esforços com o ISCSP/Universidade de Lisboa, reafirmamos nossa missão de transformar dados e evidências em instrumentos concretos de melhoria da governança e das políticas públicas, promovendo inovação e cooperação internacional”, afirmou.

O evento reuniu representantes de instituições dos dois países, entre eles: Manoel Clementino e Marcela Machado, diretora de Estudos e Políticas Sociais do IPEDF; o presidente do ISCSP, Ricardo Ramos Pinto; o secretário executivo de Relações Internacionais do GDF, Paulo Cesar Pagi Chaves; a reitora da Universidade do Distrito Federal (UnDF), Simone Pereira Costa Benck; além dos professores Eduardo de Figueiredo Santos Barbabela e Oliveira e Pedro Borrego, do ISCSP e do Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP).

Para Marcela Machado, o intercâmbio entre Brasil e Portugal representa um avanço na consolidação da cultura de uso de dados e pesquisa aplicada. “A cooperação é uma oportunidade de pensar, conjuntamente, caminhos para transformar evidências em decisões que façam diferença na vida das pessoas. Fortalecer essa cultura é essencial para uma gestão pública que aprende e evolui a partir da ciência e da experiência compartilhada”, destacou.

O secretário de Relações Internacionais, Paulo Cesar Chaves, ressaltou o papel da cooperação internacional como instrumento de inovação. “A cooperação internacional é sempre importante. Nosso papel é buscar boas práticas de outros países que contribuam para melhorar a qualidade de vida dos moradores e das futuras gerações na capital federal”, afirmou.

Já o professor Eduardo Barbabela e Oliveira destacou que o memorando aproxima a pesquisa acadêmica das necessidades concretas da administração pública. “Brasil e Portugal compartilham desafios semelhantes na formulação de políticas informadas por evidências. Essa cooperação reforça o papel das universidades e dos institutos de pesquisa como espaços estratégicos de produção de conhecimento útil à decisão pública”, disse.

A reitora da UnDF, Simone Pereira Costa Benck, enfatizou que o processo de internacionalização é fundamental para o fortalecimento institucional das universidades públicas. “O memorando entre o ISCSP e a UnDF amplia os horizontes de cooperação científica e garante maior inserção acadêmica no cenário global”, concluiu.

Com informações do IPEDF

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Últimas Notícias
Categories

Assine para receber notícias

Cadastre seu email e receba todos os dias as nossas notícias em primeira mão.

plugins premium WordPress