Setor de Oficinas Norte ganha calçadas, iluminação e mais segurança para pedestres e motoristas

Roberto Sampaio, dono de uma oficina mecânica no Setor de Oficinas Norte, comemora as mudanças na região. Presente na área desde 2001, ele afirma que nunca havia visto obras de revitalização antes do atual governo. “Agora, com esse governo que começou a melhorar: veio iluminação, depois veio calçada. Antigamente, quando os passageiros desciam do ônibus, eles pisavam no barro, caíam, se machucavam. Hoje, tem cimento. Melhorou muito”, relatou o empresário.

As melhorias fazem parte do programa RenovaDF, do Governo do Distrito Federal (GDF), e são fruto de uma parceria entre a Administração Regional do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF).

O GDF construiu novas calçadas, reformou o balão viário e recupera uma quadra poliesportiva na região. Bruno Enrique Alvim, administrador regional do SIA, detalha os investimentos. “São quase R$ 700 mil de investimento aqui só em calçadas. São sete quilômetros de calçamento em toda a região. Além disso, temos a reforma na quadra de esportes, que estava há mais de 10 anos sem utilização. Também trocamos o parque de iluminação e colocamos lâmpadas de LED em parceria com a Companhia Energética de Brasília (CEB)”, explicou.

As melhorias impactam diretamente a rotina de moradores e trabalhadores. Anderson Rocha, morador do Céu Azul, em Valparaíso de Goiás, relata que o trajeto da parada de ônibus até o trabalho melhorou significativamente. “Antigamente, aqui era só mato. O pessoal descia na parada de ônibus, escorregava na terra, caía, se machucava. Hoje, está muito mais seguro. Eu até vejo pessoas usando a calçada para caminhar durante o dia com cachorros”, disse.

A segurança no trânsito também avançou. Jonas de Jesus, que vem de Sobradinho, aponta que a nova iluminação e sinalização no balão viário reduziram acidentes e organizaram o tráfego. “Antes a rua era muito perigosa, tinha muita colisão porque não tinha sinalização. Agora, os acidentes diminuíram, os carros passam tranquilos e o setor está bem mais seguro”, afirmou o mecânico.

As obras também melhoraram a acessibilidade para pessoas com deficiência. Antônio Paz, morador do Riacho Fundo 2, destacou as mudanças no percurso junto à BR da região. “Estamos na beira de uma BR, muito movimentada, com muitas carretas, a gente precisava de passagens mais seguras para os pedestres. Agora, nesta calçada, ficou bem melhor. Colocaram essas peças do piso tátil para quem não enxerga e rampas para cadeirantes”, disse o servidor público.

Bruno Enrique Alvim garante que novas reformas ainda estão previstas. “Vamos entregar a quadra de esportes, o Ponto de Encontro Comunitário (PEC) e a quadra de areia. Também temos um projeto para a passarela, que incluímos no caderno de emendas parlamentares. Estamos aguardando a parte financeira para executar junto ao DER”, explicou.

Com informações da Agência Brasília

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Últimas Notícias
Categories

Assine para receber notícias

Cadastre seu email e receba todos os dias as nossas notícias em primeira mão.

plugins premium WordPress