Por Késia Alves e Afonso Ventania Bikerrepórter
A imprudência no trânsito do Distrito Federal segue alarmante. Em apenas sete dias (entre 6 e 12 de outubro), a Polícia Militar do DF (PMDF) flagrou 446 motoristas dirigindo sob efeito de álcool. Os números, divulgados pela corporação, fazem parte do balanço semanal de operações no trânsito.
Além da embriaguez ao volante, 1.305 condutores foram autuados por usar o celular enquanto dirigiam, uma das principais causas de acidentes no DF. Outros 169 motoristas foram flagrados dirigindo sem habilitação ou com a CNH vencida, e 899 trafegavam sem o cinto de segurança.
Fim de semana de imprudência
Além das ocorrências da semana, o recorte do último fim de semana (10 a 12 de outubro) também chamam atenção. Em apenas três dias, 301 motoristas foram autuados por embriaguez, 285 por uso do celular, 90 por dirigir sem habilitação ou com CNH vencida e 329 por não usar o cinto de segurança.
O número representa uma alta concentração de infrações em apenas três dias, reforçando a necessidade de conscientização da população. A PMDF reforça que as operações continuarão sendo realizadas em todo o DF.

Penalidades
A infração por dirigir sob influência de álcool é considerada gravíssima, com multa de R$ 2.934,70, suspensão do direito de dirigir e recolhimento da CNH. O uso do celular ao volante também é infração gravíssima, punida com sete pontos na carteira e multa de R$ 293,47.
A PMDF reforça o lema:
“No trânsito, o cinto de segurança pode salvar vidas.”