Por Vitor Ventura
redacao@grupojbr.com
Moradores de diversas Regiões Administrativas do Distrito Federal relataram a volta da chuva pelo fim da tarde de domingo (12). Em alguns locais, como Gama e Samambaia, os relatos são de fortes pancadas de chuva. Algumas pessoas também falaram de ventos fortes e tempo nublado. Moradores de Taguatinga, Brazlândia, Vicente Pires também registraram a precipitação.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas mais intensas eram previstas para essa semana no DF. No entanto, essas pancadas ainda são isoladas. “Essas chuvas são pontuais, isso é comum para essa época do ano. Quando está muito quente, qualquer teor de umidade que entra na atmosfera vai provocar alguma chuva mais intensa”, explicou o meteorologista do Inmet, Olívio Bahia.
Na manhã deste domingo, o Inmet emitiu um alerta de chuvas intensas para certas regiões do Brasil, e o DF apareceu entre elas. Conforme descrito no alerta, até a manhã da segunda-feira (13), há chances de regiões do DF registrarem chuvas intensas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h).
“Nós estamos somente no início do período chuvoso. Outubro é o primeiro mês que marca esse período que se estende até abril. Porém a chuva não inicia de uma vez. Então essa vai ser a tônica daqui para frente: calor, alta umidade do ar e pancadas de chuva pontuais”, comentou Olívio.
Para o início desta semana, o Inmet prevê para Brasília um clima com muitas nuvens e com pancadas de chuva isoladas. Rajadas de vento também podem ser vistas. Sobre a temperatura, as mínimas variam de 18°C a 21°C e as máximas, de 31°C a 32°C. A estimativa é que umidade mínima do ar fique em 35%.