Campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos começa no DF

Neste sábado (11), cães e gatos de diferentes regiões administrativas, receberam as primeiras doses da vacina antirrábica em campanha promovida pela Secretaria de Saúde (SES-DF).

A ação busca manter a capital livre da raiva urbana, doença viral grave e quase sempre fatal, que pode ser transmitida de animais para humanos.

No Guará, a equipe do Núcleo Regional de Vigilância Ambiental em Saúde (Nuval) da região montou um ponto de vacinação drive-thru ao lado da Administração Regional, das 9h às 17h. O formato facilita o acesso dos tutores e garante agilidade no atendimento.

“A vacinação é uma forma simples e eficaz de evitar a raiva. Brasília tem conseguido controlar a doença há muitos anos e a campanha é o que garante essa conquista. Mesmo quem não tem o cartão de vacinação pode comparecer. O importante é vacinar o pet”, orienta a agente de Vigilância Ambiental do Nuval do Guará, Shirley Lobato.

Entre os tutores que aproveitaram a ação estava o servidor público Dângelo Silva, 43 anos, que levou as cadelas Panda e Laica e a gata Jade para receber a vacina. “O drive-thru facilita muito. Às vezes é complicado andar longas distâncias com os pets e assim fica bem mais prático. Além disso, acaba sendo um passeio para eles e uma forma de cuidar de quem faz parte da família”, disse.

Outros locais também receberam as equipes da SES-DF, como o estádio Bezerrão, no Gama, a Biblioteca Pública da Estrutural, a Administração Regional do Cruzeiro, praças do Setor Militar Urbano e o posto policial do Setor de Mansões de Taguatinga. Os espaços de atendimento estão preparados para vacinar exclusivamente cães e gatos saudáveis a partir dos três meses de idade, incluindo fêmeas prenhas ou em fase de amamentação.

Até o dia 1º de novembro, a maior parte dos pontos de vacinação estará em áreas rurais. A lista completa de endereços e horários está disponível no site da SES-DF. A expectativa é alcançar cerca de 160 mil animais durante a campanha, o que representa 40% da meta anual de imunização, estimada em quase 400 mil cães e gatos. 

Para vacinar o animal, o tutor deve ter mais de 18 anos e apresentar documento de identidade com foto. Também é importante que o cão ou gato esteja com focinheira, coleira ou caixa de transporte, dependendo do porte. O serviço é gratuito.

Vacinação humana

Neste fim de semana, a SES-DF também disponibiliza vacinação para o público humano. Em celebração ao Dia das Crianças, o Zoológico de Brasília recebe equipes da Superintendência e da Diretoria Regional de Atenção Primária à Saúde da Região Centro-Sul, que aplicam doses do calendário infantil e adulto, com exceção das vacinas BCG e dengue, além de dar orientações de saúde e entregar kits de higiene bucal. O atendimento ocorre das 9h às 17h. Os demais pontos de imunização podem ser consultados aqui.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Últimas Notícias
Categories

Assine para receber notícias

Cadastre seu email e receba todos os dias as nossas notícias em primeira mão.

plugins premium WordPress