Sedes-DF realiza 4º Ciclo de Diálogos para qualificar atendimento humanizado a população LGBTQIAPN+

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) promoveu, na quinta-feira (9), o 4º Ciclo de Diálogos com as equipes dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). O encontro teve como objetivo orientar os profissionais sobre o atendimento humanizado à população LGBTQIAPN+ vítima de violações de direitos.

A programação incluiu apresentação artística, café da manhã para os participantes e debates sobre diversidade sexual e de gênero no contexto do atendimento humanizado realizado pelos Creas e pelos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro Pop).

“Esse encontro reafirma nosso compromisso em garantir que todos, independentemente de sua identidade de gênero ou orientação sexual, tenham seus direitos respeitados e protegidos. Por meio de encontros e reflexões dos nossos profissionais, buscamos promover um atendimento que valoriza cada vez mais a diversidade”, destacou a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.

Entre os temas discutidos, estavam as diferenças entre identidade e expressão de gênero, sexo biológico e orientação sexual. O evento também possibilitou diálogo com representantes do movimento LGBTQIAPN+, que reúne pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queers, intersexo, assexuais, pansexuais e não binárias, entre outras classificações.

Aline Pinho, coordenadora da Proteção Social de Média Complexidade da Sedes, ressaltou a importância da capacitação: “Ao longo do ano, realizamos uma série de encontros voltados à discussão de temas relevantes para a realidade dos profissionais e usuários dos Creas. Identificamos que a pauta da diversidade ocupa um lugar central e ainda desperta muitas dúvidas. Nosso objetivo é capacitar os servidores para assegurar um atendimento cada vez mais humanizado e acolhedor ao público.”

O papel do Creas

Diferentemente do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que atua na prevenção, o Creas atende pessoas ou famílias que já tiveram seus direitos violados. A unidade auxilia a superar danos causados por situações como violências, maus-tratos ou negligência familiar contra adultos, crianças e idosos.

Os Creas oferecem acompanhamento especializado por meio de escuta qualificada, atendimento emergencial e continuado, além de encaminhamentos para serviços de saúde, educação, segurança, moradia e inclusão em programas e benefícios socioassistenciais.

O Distrito Federal conta com 13 Creas distribuídos em diferentes regiões administrativas, incluindo o Creas da Diversidade, no Plano Piloto, voltado ao atendimento de casos de discriminação relacionados à orientação sexual, identidade de gênero, raça, etnia ou religiosidade.

Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF)

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Últimas Notícias
Categories

Assine para receber notícias

Cadastre seu email e receba todos os dias as nossas notícias em primeira mão.

plugins premium WordPress