Na primeira operação, após um período de monitoramento de um imóvel suspeito, os investigadores constataram intensa movimentação de usuários e motociclistas que entravam e saíam rapidamente do local. Durante a abordagem, foram apreendidos 400 gramas de cocaína em barra, porções fracionadas da mesma droga, duas porções de maconha, uma balança de precisão, dinheiro em espécie e medicamentos controlados.
O suspeito, de 40 anos, já possuía extenso histórico criminal, com passagens por roubo, furto qualificado, receptação e tráfico de drogas, e se encontrava em prisão domiciliar. Ele foi autuado por tráfico de drogas (artigo 33 da Lei nº 11.343/2006), crime cuja pena pode chegar a 15 anos de reclusão.
Na segunda ação, também no Setor Santa Luzia, os agentes receberam denúncia anônima sobre uma possível atividade ilícita em outra residência. No local, foram apreendidas duas armas de fogo — uma pistola calibre 9mm e um revólver .32 — além de munições, porções de cocaína, balanças de precisão, dinheiro e celulares.
O responsável pelo imóvel, de 32 anos, possuía antecedentes por receptação, furto qualificado e violência doméstica e também cumpria prisão domiciliar. Ele foi autuado por tráfico de drogas, posse irregular e porte ilegal de arma de fogo, crimes que somam até 23 anos de prisão.
Segundo a PCDF, as operações fazem parte de uma estratégia permanente de repressão ao tráfico e ao porte ilegal de armas na Estrutural, práticas que estão diretamente ligadas ao aumento de furtos, roubos e homicídios.
A 8ª DP destacou que o enfrentamento sistemático a esses delitos é essencial para frear o avanço de facções criminosas e reduzir a violência na região, mantendo ações contínuas de investigação e presença policial no local.