A nomeação de André Kubitschek – filho do ex-governador Paulo Octávio, atual presidente do PSD no Distrito Federal – para o cargo de secretário da Juventude do DF, nesta quinta-feira (9), foi vista com euforia por aliados do governador Ibaneis Rocha (MDB).
O PSD, partido que já faz parte da base governista, conta com dois deputados experientes na Câmara Legislativa, que garantem votos ao atual governo: Robério Negreiros e Jorge Vianna.
[O André Kubitschek] é um jovem com muitas qualidades e com muita vontade de trabalhar. É de uma família tradicional da política e que certamente tem um futuro grandioso”, declarou Ibaneis Rocha ao Jornal de Brasília.
Entretanto, a sempre presente figura de Paulo Octávio, candidato derrotado pelo próprio Ibaneis na eleição passada, ainda atraía a dúvida quanto ao futuro do partido em uma possível chapa, que, desta vez, terá o chefe do Executivo local buscando uma vaga ao Senado.
A entrada de André Kubitschek para o time de secretários do GDF de Ibaneis, a pouco menos de seis meses de sua saída do governo – assim como o próprio secretário terá que fazer para disputar o cargo de deputado distrital -, foi vista como um gesto de aliança por quem acompanha de dentro os preparativos para 2026.
“A ida do jovem André para a Secretaria da Juventude somente fortalece a aliança do PSD com o atual governo, mirando obviamente as eleições do ano que vem” analisa Robério Negreiros.
Partidos
Ocupantes do mesmo campo político de centro, MDB e PSD ainda traçam estratégias eleitorais para o ano que vem. As duas siglas mantém conversas tanto com o campo lulista quanto o bolsonarista. Com a ida de André Kubitschek para o governo, ainda que o PSD nacionalmente feche aliança com o PT, dificilmente a chapa se repetirá no Distrito Federal.
Maior vencedora das eleições municipais de 2024, o PSD presidido nacionaente por Gilberto Kassab, agora, une forças com os apalavrados PP, União Brasil, Republicanos, Podemos e PRTB.
Ainda nos bastidores, tanto Ibaneis Rocha quanto a vice-governadora Celina Leão, pré-candidata ao Palácio do Buriti, tentam um acordo com Partido Liberal (PL).
Atualmente, o partido de Valdemar da Costa Neto tem como pré-candidatas ao Senado a ex-prineira-dama Michelle Bolsonaro e a deputada federal Bia Kicis. Mesmo cargo pretendido por Ibaneis.
Publicamente, Michelle inclusive já declarou apoio à Celina Leão, mas não ao governador Ibaneis.
Uma reunião com Valdemar ocorreu há alguns dias, mas ainda sem resultado conclusivo.
Suplência
Além de dar rodagem política a André para o governo, nos bastidores, há a informação de que Paulo Octávio possa ser o primeiro suplente de Ibaneis. Ex-senador e ex-governador, P.O busca retornar a cargos eletivos e, caso Ibaneis vença e se candidate novamente ao governo em 2030 a vaga poderia ser dele.
Questionado, o governador não confirmou a informação.