Finep anuncia vencedores do Prêmio de Inovação na etapa Centro-Oeste

A Finep – Financiadora de Estudos e Projetos, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação –, anunciou nesta quarta-feira (8) em Brasília os vencedores da etapa Centro-Oeste do Prêmio de Inovação, a principal premiação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que retorna após uma década. Os vencedores da região concorrerão ao prêmio nacional em cada categoria, que será realizado no Palácio do Planalto, em dezembro.

O reconhecimento contemplou projetos em sete categorias e destacou iniciativas lideradas por mulheres ou com participação majoritária feminina, promovendo diversidade e inclusão. O presidente da Finep, Luiz Antonio Elias, ressaltou a força da inovação no Centro-Oeste e sua importância para o futuro do Brasil. Entre 2023 e 2025, a Finep investiu mais de R$ 2,3 bilhões em mais de 300 projetos na região, quatro vezes mais do que no período de 2019 a 2022.

O secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luis Fernandes, afirmou que os recursos do FNDCT foram totalmente recompostos e que o governo tem alcançado recordes sucessivos no apoio à inovação e ao desenvolvimento científico e tecnológico. A cerimônia contou ainda com a presença do presidente do CNPQ, Ricardo Galvão, entre outras autoridades.

A etapa Centro-Oeste premiou os seguintes projetos:

  • Cadeias Agroindustriais Sustentáveis: Soluções tecnológicas para o aproveitamento integral do babaçu e pequi, do Instituto Senai de Tecnologia de Alimentos, que transforma os frutos em bioinsumos para indústrias alimentícias e cosméticas.
  • Complexo Econômico Industrial da Saúde: Cell4vision, da Universidade Federal de Goiás, plataforma biológica de células-tronco em nanoscaffolds para tratamentos oftalmológicos.
  • Transformação Digital da Indústria: Reconhecimento de bovinos através de imagens, da Kerow Soluções em Precisão, usando inteligência artificial para rastrear bovinos de forma não invasiva.
  • Bioeconomia e Eficiência Energética: Película fotoluminescente para incremento de eficiência energética em módulos fotovoltaicos, da ANEXO ENERGIA.
  • Deep Tech: Pantabio, primeiro biopesticida à base de Trichoderma do Pantanal, promovendo regeneração de solos e controle biológico.
  • Ambiente de Inovação: Consolidação e modernização do Laboratório IFMaker, do Instituto Federal Goiano, fortalecendo a cultura maker e pesquisa aplicada ao agronegócio.
  • Infraestrutura de P&D em ICTs: Fortalecimento da infraestrutura dos laboratórios LADI e LPPFB da UFMS, voltados à biofortificação de alimentos e bioprodutos inovadores.
  • Destaque Especial: Facility do Cerrado-Pantanal a bioprodutos foodtech, da UFMS, primeira plataforma nacional aberta de proteínas e peptídeos com aplicações biotecnológicas, gerando empregos e fortalecendo cadeias produtivas regionais.

Os vencedores das demais regiões serão anunciados até novembro, em etapas programadas para Florianópolis e Recife, após as primeiras disputas realizadas no Rio de Janeiro e em Manaus em setembro. O Prêmio Finep de Inovação visa dar visibilidade a experiências inovadoras em todo o país, conectando pesquisa científica a benefícios para o setor produtivo.

Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Últimas Notícias
Categories

Assine para receber notícias

Cadastre seu email e receba todos os dias as nossas notícias em primeira mão.

plugins premium WordPress