Centro de Convivência Inverso promove saúde mental por meio da arte no DF

No dia 10 de outubro, o Brasil celebra o Dia da Saúde Mental, um aspecto fundamental do cuidado humano. No Distrito Federal, o Centro de Convivência em Saúde Mental, Arte e Cultura Inverso abre suas portas diariamente, oferecendo acolhimento a pessoas em sofrimento psíquico. Localizado na 408 Norte, o espaço permite que qualquer pessoa participe das oficinas, conviva com outras e tenha acesso a atividades voltadas ao cuidado pelo afeto.

Criada em 2001, durante a Reforma Psiquiátrica brasileira, a Inverso atua há quase 25 anos estimulando a convivência, a terapia e a reinserção social. Sem fins lucrativos, a instituição se mantém por meio de doações e captação de recursos, privados e públicos. No segundo semestre de 2025, o centro passou a receber apoio da Política Nacional Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, permitindo o financiamento de oficinas de música, escrita criativa, produção editorial, artesanato e bordado, ministradas por voluntários.

Therezinha Maria da Rocha, oficineira de Artesanato, destaca os resultados da prática artística na transformação das pessoas. As oficinas de Música e Bordado também são contempladas pelo fomento da Lei Aldir Blanc, ocorrendo às segundas e sextas, respectivamente.

A Inverso segue o princípio de que a saúde mental é um direito de todos e utiliza a arte como ferramenta de acolhimento e desenvolvimento de habilidades, inspirada pelo legado de Nise da Silveira. Giovanna Momenté, secretária-geral do centro, explica que qualquer pessoa pode frequentar o espaço e participar das atividades, mostrando que o cuidado deve ser voluntário e qualificado.

O auxiliar de enfermagem Therezinha, que começou como frequentadora, hoje integra a diretoria e ministra oficinas de Artesanato, reforçando o ciclo de transformação promovido pelo centro. A psicóloga Sara Carvalho, responsável pela oficina de Bordado, observa como a atividade ajuda os participantes a se expressarem, seja verbalmente ou por meio das próprias peças criadas.

Além das oficinas financiadas pela Lei Aldir Blanc, a Inverso oferece atividades de Produção Editorial às segundas e de Escrita Criativa às quintas. O calendário inclui exposições, encontros e celebrações, como o Dia da Consciência Negra e a festa de Natal, marcada para a segunda semana de dezembro.

Calendário das oficinas:

  • Música: segunda-feira, das 14h às 16h
  • Artesanato: terça-feira, das 14h às 16h
  • Bordado: sexta-feira, das 10h às 12h

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Últimas Notícias
Categories

Assine para receber notícias

Cadastre seu email e receba todos os dias as nossas notícias em primeira mão.

plugins premium WordPress