MPDFT define ações conjuntas para conter intoxicações por metanol no DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) anunciou nesta terça-feira (7) uma série de medidas para fortalecer o enfrentamento aos casos de intoxicação por metanol registrados no Distrito Federal. De acordo com o órgão, a iniciativa resulta de uma reunião na Casa Civil do GDF, que contou com representantes das áreas de saúde, segurança e fiscalização.

Participaram do encontro o procurador distrital dos Direitos do Cidadão, Eduardo Sabo, a promotora de Justiça da Saúde, Hiza Carpina, e o procurador de Justiça Trajano Melo, além do chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, e representantes da Secretaria de Saúde (SES), Secretaria de Segurança e DF Legal. O foco foi criar fluxos de atendimento e protocolos de vigilância, tanto para pacientes intoxicados quanto para a coleta de amostras em distribuidoras de bebidas suspeitas.

Segundo o MPDFT, a Secretaria de Saúde já segue as orientações do Ministério da Saúde e implantou um protocolo de atendimento emergencial em casos de contaminação por metanol. As unidades de urgência e emergência contam com o antídoto necessário e com equipes treinadas para o manejo clínico das vítimas.

Outro ponto debatido foi o monitoramento de distribuidoras que possam estar comercializando bebidas fora da legalidade. Para isso, será adotado um sistema integrado de vigilância com a participação da SES, da DF Legal e da Secretaria de Segurança, unindo a ação repressiva à prevenção sanitária.

Além das ações de saúde e vigilância, o MPDFT informou que mantém diálogo com a Secretaria de Economia, responsável pela fiscalização do transporte de bebidas e verificação das notas fiscais que acompanham os carregamentos destinados ao DF.

A Promotoria de Defesa da Saúde (Prosus) também havia solicitado, ainda na sexta-feira (3), informações detalhadas à Secretaria de Saúde sobre a implementação dos protocolos de atendimento em casos suspeitos de envenenamento por metanol.

As informações, confirmadas pelo MPDFT, reforçam que o objetivo é garantir uma resposta articulada entre diferentes órgãos para conter os riscos à saúde pública e prevenir novas contaminações causadas por bebidas alcoólicas adulteradas.

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Últimas Notícias
Categories

Assine para receber notícias

Cadastre seu email e receba todos os dias as nossas notícias em primeira mão.

plugins premium WordPress