DF mantém alerta por baixa umidade e riscos à saúde durante clima seco

Apesar de chuvas recentes em algumas regiões administrativas, o Distrito Federal segue com índices críticos de baixa umidade e mantém aceso o alerta para os cuidados com a saúde durante a seca. Segundo a meteorologista Camila Frez, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para a primeira quinzena de outubro indica temperaturas acima de 30°C, umidade relativa do ar abaixo de 25% no período da tarde e ausência de chuva.

A especialista alerta que até quinta-feira (9), a umidade pode ficar abaixo de 15%. “A umidade relativa do ar varia inversamente com a temperatura ao longo do dia, atingindo os valores mais altos nas primeiras horas da manhã e os mais baixos no início da tarde”, explicou.

Nesta quinta-feira (2), o Inmet emitiu alerta de grande perigo por baixa umidade, com índices na casa dos 12%. A situação se agrava após registro de 8% na última terça-feira (30), a menor taxa do ano. O instituto alerta ainda para risco elevado de incêndios florestais e problemas de saúde, como doenças pulmonares, dores de cabeça e outros sintomas relacionados ao clima seco.

Como se proteger

A chefe da Nefrologia do HRSM, Núbia Moreira, reforça que a hidratação deve ser intensificada nesta época do ano. Ela recomenda ingerir de 30 ml a 40 ml de água por quilo de peso corporal diariamente, podendo ser maior em casos específicos.

A hidratação vai além da ingestão de líquidos. “É importante cuidar da pele e das mucosas, usando creme hidratante, protetor labial, colírio para olhos secos e soro fisiológico”, orienta.

Atividades físicas devem ser realizadas preferencialmente no início da manhã ou no final do dia, evitando horários de maior calor. Adaptar o ambiente também ajuda: bacias de água, toalhas molhadas, ventilação adequada e plantas podem contribuir para aumentar a umidade do local.

Núbia recomenda ainda atenção a hábitos cotidianos: banhos mais rápidos e frios, redução de álcool e café, alimentos ricos em água como melancia e melão, e evitar comidas muito salgadas que favorecem a desidratação e dificultam o controle da pressão arterial.

Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Últimas Notícias
Categories

Assine para receber notícias

Cadastre seu email e receba todos os dias as nossas notícias em primeira mão.

plugins premium WordPress