Por Vítor Ventura
A Vigilância Sanitária interditou na tarde desta quinta-feira (2) a distribuidora de bebidas onde o rapper Hungria teria comprado uma vodka com suspeita de ter sido adulterada com metanol. O Jornal de Brasília esteve no estabelecimento, que fica em Vicente Pires. O local estava fechado e com um aviso de interdição da vigilância. Além disso, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) informou que apreendeu bebidas para analisar possíveis casos de falsificação de bebidas.
Segundo a PCDF, a distribuidora foi interditada porque não possuía uma licença de funcionamento junto ao GDF. A Polícia Civil tomou conhecimento de um possível caso de intoxicação não intencional pela ingestão de bebida supostamente falsificada. Na manhã da quinta-feira, Gustavo da Hungria Neves, conhecido como Hungria Hip Hop, foi internado no Hospital DF Star com suspeita de intoxicação por metanol.
De acordo com a PCDF, a suspeita está relacionada a bebidas destiladas consumidas ou adquiridas em uma distribuidora localizada em Vicente Pires. Equipes da Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM) e da Coordenação de Repressão aos Crimes Contra o Consumidor (CORF), em atuação conjunta com a Vigilância Sanitária, Anvisa e MAPA, realizaram diligências na distribuidora e apreenderam garrafas de vodka e whisky. As bebidas serão periciadas pelo Instituto de Criminalística da PCDF para verificação da presença de metanol ou outro tipo de álcool impróprio para consumo.
A PCDF informou que, enquanto os laudos periciais são elaborados, vítimas e demais pessoas envolvidas no caso serão ouvidas, e novas diligências policiais estão sendo realizadas. O JBr procurou os donos da distribuidora, mas não obteve retorno até o fechamento da edição.
A Polícia orienta os consumidores a ficarem atentos aos sinais de adulteração de bebida: lacres descascando, mal colocados ou mal picotados; falta de selos obrigatórios, tais como do MAPA, da SEAGRI ou de importação; tampa violada; preço abaixo do mercado; líquido com micropartículas.