O último sábado (6) foi marcado por sabores, cores e inovação na Festa do Morango de Brasília. Organizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), com apoio da Administração Regional de Brazlândia e da Associação Rural e Cultural de Alexandre Gusmão (Arcag), o 20º Concurso de Receitas e Circuito Gastronômico do Morango movimentou a cidade, incentivando o consumo da fruta e fortalecendo a economia local.
Dez pratos, entre doces e salgados, foram avaliados por uma comissão formada por cinco membros, incluindo gastrólogos, chefs e representantes da comunidade. Entre as receitas que chamaram atenção estavam o empanado de morango, torta fria de frango com geleia de morango e cream cheese, doces finos e preparações elaboradas, que encantaram o público pela criatividade e apresentação.
As vencedoras desta edição foram Valdenice e Natividade, com a torta fria de frango com geleia de morango e cream cheese (1º lugar); Noilde e Tereza, com o Cisne real de morango (2º lugar); e Eldra e Geziane, com o doce fino Flor da Aurora (3º lugar). Além das receitas concorrentes, visitantes puderam conferir e degustar outras preparações apresentadas em edições anteriores nos estandes da festa.
Segundo Sheila Nunes, extensionista da Emater-DF, o concurso vai além da competição. “A cada ano, o evento evolui em estrutura e qualidade. O concurso estimula a criatividade e mostra formas diferentes de consumir o morango, valorizando a fruta e inspirando a sociedade como um todo”, afirmou. Todos os participantes recebem ainda atendimento técnico da Emater-DF, que atua continuamente para fortalecer a cadeia produtiva do morango e diversificar as formas de comercialização na região.
O evento também marcou o lançamento da primeira variedade brasileira de morango para a região Centro-Oeste: a BRS DC 25 Fênix, desenvolvida pela Embrapa Hortaliças. A nova cultivar se destaca pela precocidade na produção dos frutos, permitindo intervalo menor entre plantio e colheita, ampliando a janela de produção. Para esta safra, 25 produtores do DF já cultivam a variedade com acompanhamento técnico da Emater-DF.
Caroline Costa, chefe-geral da Embrapa Hortaliças, destacou a importância da inovação local: “O desenvolvimento de variedades brasileiras, aliado a um sistema de produção de mudas adequado, diminui a dependência de cultivares estrangeiras e dá mais independência de escolha para o produtor”. O presidente da Emater-DF, Cleison Duval, ressaltou a parceria entre assistência técnica e pesquisa: “A integração entre Embrapa, Emater e produtor rural é fundamental para que o DF se consolide como referência em produção sustentável, garantindo renda e bem-estar para os agricultores”.
A Festa do Morango reforça, assim, a união entre gastronomia, pesquisa e produção rural, promovendo novas oportunidades para os produtores e experiências diferenciadas para o público.
Com informações da Emater-DF