BPTran detalha alterações no trânsito e reforço na segurança para o 7 de Setembro


Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Por Afonso Ventania

Quem pretende acompanhar o desfile de 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios deve ficar atento às mudanças no trânsito. Em entrevista ao Jornal de Brasília, o tenente-coronel Carmo, comandante do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran/PMDF), detalhou a estratégia de segurança e diz que haverá reforço no policiamento em toda a região central e a atuação de tropas especializadas para garantir a tranquilidade do público.

As alterações no tráfego, de acordo com o oficial, terão início às 17h de sábado (6), com bloqueios na via S1, na altura da Catedral Metropolitana, desviando veículos para a L2 Sul. Também haverá interdição na N1, entre o 1º Grupamento de Bombeiro Militar e a L2 Norte. A partir das 23h, a restrição na S1 será ampliada, começando já na alça leste da Rodoviária do Plano Piloto.

No domingo (7), dia do desfile, o trecho entre o 1º Grupamento do Corpo de Bombeiros e as proximidades da Ponte JK será reservado exclusivamente para os veículos blindados que participarão do ato cívico. A via S2 também estará bloqueada entre o Supremo Tribunal Federal (STF) e a Procuradoria-Geral da República (PGR).

Segundo o comandante do BPTran, os motoristas devem ficar atentos e buscar rotas alternativas. “Os condutores que precisarem transitar pelas vias interditadas deverão utilizar rotas como a S2, até a altura do STF, onde haverá desvio para a S3, além da N2 e da N3. Estamos trabalhando para que o impacto no trânsito seja o mínimo possível”, destacou o militar.

Além disso, o estacionamento atrás do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) será reservado exclusivamente para táxis e veículos de transporte por aplicativo.

Onde estacionar

O público que optar por ir de carro poderá utilizar os estacionamentos dos anexos dos ministérios, além dos setores de Autarquias, Bancário e Comercial. A PMDF alerta que veículos estacionados em locais proibidos estarão sujeitos a autuações, já que haverá fiscalização reforçada durante todo o evento. “A melhor dica, porém, é usar o transporte público para evitar transtornos. O metrô funcionará a partir das 5h30 e haverá ampliação de linhas de ônibus para facilitar o deslocamento do cidadão”, acrescenta.

Revistas

O acesso à Esplanada será controlado por linhas de revista distribuídas em diferentes pontos, como a via S1 (lateral da Catedral) e as escadarias dos ministérios. Se necessário, revistas também poderão ocorrer dentro do público.

O tenente-coronel Marcos Henrique, comandante do Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães/PMDF), confirmou que equipes estarão de prontidão. “Nossos cães policiais estão preparados para atuar em qualquer eventualidade”, afirmou.

Itens proibidos

Para reforçar a segurança, será proibida a entrada de diversos objetos que possam oferecer riscos. Entre os principais estão:

• Garrafas de vidro, latas, coolers e isopores;

• Armas de fogo, armas brancas e objetos cortantes;

• Mastros de bandeiras, sprays e aerossóis;

• Fogos de artifício, explosivos e substâncias inflamáveis;

• Réplicas ou simulacros de armas;

• Drones não autorizados (durante o desfile, o espaço aéreo sobre a Esplanada estará restrito);

• Mochilas ou bolsas grandes (com mais de 100 cm na soma das dimensões);

• Máscaras, exceto as de proteção facial, e capacetes de moto;

• Animais, exceto cães-guia.

Outros itens considerados perigosos também poderão ser retidos pelos agentes de segurança.


Compartilhe esse post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Últimas Notícias
Categories

Assine para receber notícias

Cadastre seu email e receba todos os dias as nossas notícias em primeira mão.

plugins premium WordPress