A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) promoveu, nesta segunda-feira (1º), a 27ª edição do Dia da Mulher, iniciativa mensal voltada à promoção da cidadania e ao fortalecimento da rede de proteção feminina. O evento aconteceu no Nuclão da Defensoria, no Setor Comercial Norte, e atendeu dezenas de mulheres em situação de vulnerabilidade, totalizando 2.545 atendimentos.
Segundo o defensor público-geral, Celestino Chupel, “nosso objetivo é fortalecer a autonomia feminina, promover dignidade e garantir que os direitos sociais e de saúde estejam ao alcance de todas as mulheres, especialmente as que mais precisam”.
Novidades na edição
Nesta edição, as participantes tiveram acesso a consultas médicas com clínico geral, atendimentos de fisioterapia pélvica, acompanhamento psicológico e orientações relacionadas ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Os serviços foram oferecidos pelo Ceub e pelo Centro Universitário do DF – UDF Cliniprev.
Além da assistência em saúde, o projeto proporciona acolhimento e acompanhamento especializado, reforçando o papel da instituição como garantidora de direitos fundamentais.
Serviços diversificados e abordagem integrada
O Dia da Mulher ocorre sempre na primeira segunda-feira útil de cada mês e oferece serviços gratuitos como atendimento jurídico especializado, encaminhamentos para a rede de proteção à mulher, exames de DNA para reconhecimento de paternidade, atividades de bem-estar, oficinas de capacitação e muito mais.
“A iniciativa vai além da assistência jurídica”, afirmou Chupel. “É um espaço de cuidado integral que fortalece a autonomia feminina e promove dignidade.”
Rafaela Ribeiro Mitre, chefe do Núcleo de Assistência Jurídica de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres, destacou que “ao oferecer serviços gratuitos de forma integrada, conseguimos garantir direitos e fortalecer a autonomia e a dignidade de mulheres em situação de vulnerabilidade. É uma iniciativa que aproxima a instituição das mulheres e reafirma o compromisso da DPDF com a transformação social”.
Depoimento de participante
Maria de Lourdes Silva, moradora de Samambaia, participou do evento em busca de uma mamografia. “Eu já estava há muito tempo tentando marcar o exame e não conseguia. Hoje, graças à Defensoria, consegui fazer o exame e fui muito bem acolhida. Esse atendimento gratuito traz alívio e esperança para nós, mulheres, que muitas vezes não temos a quem recorrer”, relatou.
Com a participação de diversos órgãos, instituições e parceiros da rede pública e privada, o Dia da Mulher se destaca pela abordagem integrada, atuando nas frentes jurídica, social, de saúde e de cidadania. A cada edição, novas parcerias ampliam a oferta de serviços, contribuindo para romper ciclos de violência, exclusão e desigualdade, e promovendo a dignidade, autonomia e acesso à Justiça para mulheres em situação de vulnerabilidade.
Com informações da Defensoria Pública do Distrito Federal