Na tarde desta sexta-feira (29), servidoras gestantes, lactantes e puérperas do Governo do Distrito Federal (GDF) e do Tribunal de Contas do DF (TCDF) participaram de uma programação especial no Berçário Institucional Buriti, em alusão ao Agosto Dourado — campanha nacional que promove a conscientização sobre a importância do aleitamento materno. A ação foi organizada pelo Programa de Atenção Materno Infantil (Proamis), coordenado pela Secretaria-Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali), da Secretaria de Economia.
O evento teve como objetivo dar visibilidade ao aleitamento materno e contribuir para a naturalização dessa prática, essencial para a saúde e o desenvolvimento infantil. A programação incluiu um bate-papo com a enfermeira e consultora de amamentação Sheylla Suse, que abordou orientações práticas e educativas sobre a amamentação.
Em seguida, as participantes participaram do quiz interativo “Mito ou Verdade”, com foco em esclarecer dúvidas sobre o tema de forma descontraída, além da distribuição de brindes. A programação também contou com uma aula de yoga ministrada pela instrutora Daniela Martins, voltada para o bem-estar e relaxamento das mães.
A servidora Marilise Garcia, mãe da pequena Helena, de 7 meses, elogiou a iniciativa: “Receber orientação e apoio sobre amamentação me dá mais segurança e confiança no cuidado com meu bebê, além de tornar minha rotina mais tranquila e integrada com outras mães que vivem a mesma experiência”.
A coordenadora do Proamis, Letícia de Cássia, reforçou o propósito da campanha: “O Agosto Dourado é essencial para reforçar a importância do aleitamento materno, promovendo saúde, vínculo e bem-estar para mães e bebês. Realizar essa ação no Berçário Buriti foi uma oportunidade de levar informação e cuidado às servidoras, incentivando a integração entre elas”.
O evento foi encerrado com um coffee break e entrega de lembrancinhas às participantes. Para o secretário-executivo de Valorização e Qualidade de Vida, Epitácio Júnior, a ação representa o compromisso do GDF com a saúde materno-infantil: “Essa ação é uma forma de reconhecer e apoiar as servidoras nesse momento tão especial, incentivando a amamentação e a atenção à saúde materno-infantil”.
*Com informações da Agência Brasília