O Instituto Brasília Ambiental participou, na manhã desta sexta-feira (29), da II Conferência Internacional de Resíduos Sólidos (Cirsol), que reuniu especialistas e autoridades para discutir ações concretas voltadas ao cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Com o tema “Gestão de Resíduos nas escolas: é eficiente?”, a educadora ambiental e analista de Atividades de Meio Ambiente do Instituto, Maria Fernanda Teixeira, abordou a relação entre educação ambiental e coleta seletiva. Em sua palestra, apresentou um histórico da gestão de resíduos no Distrito Federal, detalhou o percurso do lixo na região e destacou a atuação do Programa Parque Educador, que busca sensibilizar alunos da rede pública sobre a redução, o reaproveitamento e a separação de materiais recicláveis.
Maria Fernanda também ressaltou a importância da inclusão socioprodutiva de catadores e reforçou o papel de cada indivíduo e das instituições na ampliação da reciclagem. “A coleta seletiva está presente no discurso e no currículo de praticamente todos os níveis de ensino, contudo, muitas vezes, não entra na rotina prática das escolas e, assim, os alunos não a entendem como uma atitude realmente importante e simples. Eu quis trazer essa reflexão para os alunos que acompanharam a palestra”, disse a analista.
Para a vice-governadora Celina Leão, a participação do Brasília Ambiental no evento reforça o compromisso do Governo do Distrito Federal com o desenvolvimento sustentável. “O evento reforça o compromisso do Governo do Distrito Federal com o desenvolvimento sustentável e com a construção de políticas públicas voltadas à preservação ambiental. E a participação do Brasília Ambiental leva ainda mais conhecimento para todo o público presente”, afirmou.
Com informações do Brasília Ambiental