Na tarde desta segunda-feira (18), o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) sediou a cerimônia de renovação do Acordo de Cooperação Técnica com a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), no Espaço Flamboyant. A iniciativa reforça a parceria entre as instituições na proteção de mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica e familiar.
O 1º vice-presidente do TJDFT, desembargador Roberval Belinati, que representou o presidente da Corte, destacou a importância da atuação conjunta e elogiou o trabalho da PMDF, ressaltando a redução dos índices de feminicídio no DF. “O compromisso do TJDFT e da PMDF é proteger as mulheres e as famílias contra a violência doméstica no meio familiar. Não podemos admitir que as mulheres continuem sendo vítimas da violência”, afirmou Belinati.
O corregedor da Justiça do DF, desembargador Mario-Zam Belmiro Rosa, reforçou a necessidade de decisões judiciais cautelosas para ampliar a proteção às vítimas, agradecendo o apoio das forças de segurança. A juíza auxiliar Marília Guedes ressaltou o impacto positivo da atuação integrada das instituições da rede de proteção, enquanto a juíza Gislaine Campos enalteceu os dez anos de parceria com o Provid e destacou o papel da PMDF na prevenção de feminicídios e situações de risco.
A comandante-geral da PMDF, Ana Paula Habka, reafirmou o compromisso da corporação no enfrentamento à violência doméstica e elogiou o trabalho dos policiais. “Mesmo sendo uma corporação majoritariamente masculina, são homens e mulheres que marcham juntos para o bem. E assim a gente vai construindo, a cada dia, uma corporação cada vez mais forte”, declarou.
Ao final, foi realizado o ato simbólico de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica pelo desembargador Belinati, renovando o compromisso institucional do TJDFT no fortalecimento da rede de proteção às vítimas. Também participaram da solenidade as juízas Fabriziane Zapata e Luciana Rocha, os juízes auxiliares Caio Brucoli, Monize Marques e João Marcos Guimarães Silva, a Tenente Coronel Renata Braz das Neves, além de servidores civis e militares.
*Informações do TJDFT