A 6ª Conferência Distrital das Cidades (CDC) teve início nesta sexta-feira (29), no auditório do Museu Nacional da República, com o objetivo de promover um debate amplo e democrático sobre políticas de desenvolvimento urbano sustentável no Distrito Federal. Organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), o evento segue até o domingo (31) e conta com a participação de representantes da sociedade civil, movimentos sociais e do poder público.
Durante a abertura, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Vaz, destacou a importância da formulação de políticas públicas em conjunto com a população para melhorar a qualidade de vida no Distrito Federal. “Essa formulação de políticas discutida com a sociedade é fundamental para conseguirmos construir um Distrito Federal cada vez melhor”, afirmou Vaz.
Além das discussões presenciais, o evento tem transmissão ao vivo pelo canal do YouTube Conexão Seduh, ampliando a participação popular.
O secretário executivo das Cidades da Secretaria de Governo, Takane Kiyotsuka, também reforçou a relevância da participação dos administradores regionais na conferência. “Vamos tirar o maior proveito possível dessa conferência, pois trata de um assunto primordial: qualidade de vida para as atuais e futuras gerações”, disse.
Programação e Objetivos
O primeiro dia do evento contou com credenciamento de delegados e observadores, além de apresentações culturais e palestras sobre temas como “Cidades Mais Verdes, Climas Mais Amenos: Soluções Sustentáveis para Habitação e Bem-Estar” e “A construção democrática da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano”. Durante o evento, até 20 propostas serão selecionadas e 41 delegados serão eleitos para representar o DF na 6ª Conferência Nacional das Cidades, que ocorrerá em outubro.
Outras escolhas importantes durante a conferência incluem a eleição de representantes para o Conselho de Desenvolvimento Habitacional do DF (Condhab), o Conselho de Administração da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab) e o Conselho Gestor do Fundo Distrital de Habitação de Interesse Social (Fundhis), além de membros da sociedade civil para a comissão preparatória do Conselho Distrital das Cidades (ConCidades DF).
Homenagem a Antônio José Ferreira
Durante a cerimônia de abertura, a comissão organizadora prestou uma homenagem ao professor e ex-deputado distrital Antônio José Ferreira, conhecido como Cafu, por sua longa trajetória em defesa dos direitos dos mais vulneráveis, incluindo crianças, mulheres, negros, sem-teto e sem-terra. “É preciso ter garantida a possibilidade de se sentir em um lar. A humanidade, sem essa condição, é uma humanidade diminuída”, destacou Cafu em seu discurso.
Tema e Lema
Nesta edição, o tema da conferência é “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano”, com o objetivo de reduzir desigualdades socioespaciais, complementando o Estatuto da Cidade e promovendo a reforma urbana. O lema “Caminhos para Cidades Inclusivas, Democráticas, Sustentáveis e com Justiça Social” enfatiza a necessidade de justiça social e participação democrática para a implementação das propostas debatidas.
Os debates da 6ª CDC são organizados em torno de três eixos principais: articulação entre os setores urbanos e as políticas públicas, gestão estratégica e financiamento, e grandes temas transversais. O objetivo é propor soluções sustentáveis para os desafios urbanos enfrentados pela sociedade.
Mais informações sobre o evento podem ser acessadas no site oficial da 6ª Conferência Distrital das Cidades.